Colônia de Férias / 2 - 2017

E que tal usar as habilidades da própria criança para fazer o seu próprio brinquedo? Construir o próprio brinquedo pode ser uma experiência nova para seu filho e ainda pode ajudá-lo a dar mais valor às suas coisas. A amarelinha, por exemplo, ainda não saiu de moda! Mas infelizmente as nossas crianças hoje quase não têm tempo para brincar...

Algumas das muitas brincadeiras que estão sendo esquecidas: esquecidas: Jogo da Velha, peteca, bolinha de gude, pião, dança das cadeiras, pular Corda, pular elástico, gato mia, pega-pega, pique-cola, esconde-esconde, polícia e ladrão, corre cotia, perna de pau.

Segundo especialistas, essas brincadeiras deixam as crianças mais espertas e saudáveis, porque além de se movimentarem, o que não é possível nos videogames e computadores, a garotada aprende a se socializar, respeitar regras, desenvolver o raciocínio, ter noção de espaço e do próprio corpo.

Usamos a nossa memória e buscamos lá no passado brincadeiras que podem fazer a alegria da garotada. Além de ajudar a criança a se desenvolver, ela terá bons momentos de recordação ao lado dos novos amigos!

Brincadeiras de criança

As brincadeiras, além de estimular o riso, também ajudam na interação com as pessoas. Abaixo destacamos algumas das brincadeiras que farão parte do nosso repertório.

MÍMICA

- Número de participantes: 4 ou mais

- Habilidades: Memória, concentração e imaginação.

- Como brincar: Divida os jogadores em duas equipes. Em pequenos pedaços de papel, escreva o nome de um filme, de um animal, de pessoas famosas ou mesmo de desenhos animados. Sorteie um papel entre uma criança de cada equipe. O jogador deverá usar gestos para que seu grupo consiga acertar o que representa a mímica. Se preferir, use uma lousa, quadro ou folha de papel para o participante fazer desenhos que ajudem seu time. Ganha um ponto o time que acertar a mímica do companheiro, que muda a cada fim de rodada.

NÓS 4

- Número de participantes: 4 ou mais

- Habilidades: Coordenação motora e agilidade.

- Como brincar: Os participantes devem ficar de frente para o outro ou formando um quadrado ou triângulo. Juntos, os jogadores cantam a música batendo palmas. A regra é: “nós” (bate sua palma) “quatro” (bate palma com os jogadores do lado), “eu” (bate sua palma) “com ela” (bate palma com uma mão com um jogador do lado), “eu” (bate sua palma) “sem ela” (bate palma com uma mão com o jogador do outro lado), “nós” (bate sua palma) por cima (bate palma no alto com o participante da frente), “nós” (bate sua palma) “por baixo” (bate palma embaixo com o participante da frente).

ADIVINHAÇÃO

- Número de participantes: 4 ou mais

- Habilidades: Agilidade, criatividade e imaginação.

- Como brincar: Pegue uma folha de papel e corte pequenos quadradinhos, de acordo com o número de participantes da brincadeira. Cada participante deverá escolher um personagem e escrever o nome no papel. Sem deixar que ninguém veja, pode ser o nome de algum ator, celebridade, personagem de desenho ou figura simbólica, dependendo do que todos acordarem antes do início da brincadeira. Coloque o papel virado a escrita para baixo em frente a cada participante. Os demais jogadores devem acertar o nome que está escrito no papel fazendo perguntas que possam ser respondidas somente com “sim” ou “não”. Vence quem acertar mais vezes. Segue os demais participantes.

Como é bom crescer através das brincadeiras

Brincar de faz-de- conta, montar e ler livros estão entre as idéias...

1. Inventar histórias. Cada um tem dez segundos para continuá-la. É um jogo bastante divertido!

2. Brincar de ateliê. Vale fazer uma massinha misturando farinha com água e guache, por exemplo. Eles adoram.

3. Dançar e cantar (criação coletiva). Fazer uma coreografia ou compor uma música, ou ambas, enfim, todo mundo junto!

4. Jogos de tabuleiro, quebra-cabeça e dominó.

5. Brincar de pega-pega com versões inventadas pelo grupo. Quer uma? Quem for pego vira estátua e outra pessoa precisa “libertar” a estátua encostando nela.

6. Contação de estórias. Pode ser uma nova inventada ou aquela apreciada pela centésima vez.

7. Brincar de faz-de-conta. Improvise fantasias, utilize objetos. Vai valer a pena!

Toda criança adora saber como era a vida de seus pais, como era a escola, onde morava, quem eram os amigos e, principalmente, como eram as brincadeiras. É difícil para os pequenos imaginar a vida de uma criança sem computadores e jogos eletrônicos. Eles custam a acreditar que essas coisas não existiam na infância de seus pais e logo imaginam que a vida devia ser muito chata naquela época.

Vamos mostrar para elas que isso não é verdade! Vamos propor para elas, nestas férias, viver estas experiências contadas pelos seus pais!

A amarelinha, por exemplo, ainda não saiu de moda. Porém, as crianças quase não têm tempo para brincar...

II COLÔNIA DE FÉRIAS ESPAÇO CRIANÇA

A “Colônia de Férias ESPAÇO CRIANÇA - daycare” é mais uma Realização do Instituto Claude Debussy. Sua programação é organizada e desenvolvida por pessoal qualificado, voltada para crianças na faixa etária de 03 à 10 anos, oferecendo atividades artísticas que visam incentivar a sociabilidade, a criatividade, a experimentação, a participação e a livre iniciativa. Além de brincadeiras, cursos livres e jogos recreativos, promove também apresentações culturais.

A “Colônia de Férias ESPAÇO CRIANÇA - daycare” representa, portanto, mais uma oportunidade para as crianças em idade escolar, ampliarem experiências, descarregar e recarregar as energias de forma lúdica, alegre e saudável, aproveitando um período sem as demandas cotidianas do ano letivo.

Turmas por Faixas etárias

- Turma 1 – 3 à 5 anos

- Turma 2 – 6 à 10 anos

Período e Horário

- 1ª semana: de 03/07 à 07/07/2017

- 2ª semana: de 10/07 à 14/07/2017

- 3ª semana: de 17/07 à 21/07/2017

Turno Vespertino

- 1 turno: 14h00 às 18h00

Equipe responsável

Coordenação Geral (1); Professores (1 em cada turma de curso); Monitores (1 ou 2 em cada sala de atividade);  Cuidadores e Pessoal de Apoio (2 à 4, conforme o número de crianças inscritas).

INSCRIÇÕES

*A inscrição para a “Colônia de Férias ESPAÇO CRIANÇA - daycare” deve ser realizada no local, somente em dinheiro, pagamento à vista, no horário de funcionamento da secretaria do Instituto Claude Debussy da unidade Asa Norte.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De 2ª a 6ª feira de 08h00 às 21h00 e no sábado de   08h00 às 17h00.

* A criança pode matricular para freqüentar por 01, 02 ou 03 semanas, havendo vagas, também para diárias.
   * As vagas são limitadas à quantidade máxima de 20 crianças por turma para as aulas.
   * O responsável deverá preencher a ficha de inscrição completa, o questionário e trazer ou enviar por email uma foto atual 3x4 da criança.

UNIFORME

*A criança precisará estar uniformizada. A compra da camiseta da “Colônia de Férias ESPAÇO CRIANÇA, no valor de R$ 40,00 cada, poderá ser feita, no ato da inscrição, somente em dinheiro, no horário de funcionamento da secretaria do Instituto Claude Debussy da unidade Asa Norte.

LANCHE

* Não forneceremos lanche, portanto, a criança deverá trazer o lanche de casa. Informamos que dispomos de geladeira e forno de microondas para o uso do aluno e armários para acomodação dos mesmos. A lancheira e os objetos como copo, depósito e talheres utilizados para este fim deverão estar identificados com o nome do aluno..

ATIVIDADES RECREATIVAS

As monitoras auxiliarão no lanche, bem como vão assegurar a integridade física, a participação e o bem-estar das crianças durante as aulas e as atividades.

Tipos de Atividades Recreativas:

- Atividades Recreativas através de jogos, brincadeiras e gincanas, também com temas didáticos, lúdicos e artísticos;

- Atividades Recreativas com materiais esportivos: cordas, bolas, bambolês, petecas;

- Atividades Recreativas com a confecção de objetos decorativos, a partir de materiais reciclados (garrafa pet, potes de vidro, papel).

Objetivos:

- Estimular as habilidades psicomotoras, emocionais e cognitivas, promovendo o espírito de equipe, o trabalho colaborativo e a valorização do outro;

- Desenvolver atividades lúdicas a partir de temas artísticos. Gincana Musical: Apresentar uma palavra para que citem uma música que contenha a palavra apresentada (o que é o que é? Completar a música, explorar a percepção musical) - Gincana Teatral: Através de gestos e ações, por exemplo, descobrir qual é o filme e explorar emoções.

O Que VAMOS FAZER?

1) TRABALHOS MANUAIS, COLAGEM, DESENHO E PINTURA – Os símbolos  expressos artisticamente na linguagem das artes plásticas e visuais.

Objetivos:

- Desenvolver um olhar imaginativo;

- Despertar através das dobraduras e sucatas, habilidades manuais, aproveitando as variadas formas dos materiais apresentados, transformando-os em objetos úteis e decorativos;

- Se divertir, se expressar e estabelecer contato com a livre expressão.

2) SARAU – O sarau é uma mostra, a partir de pequenas apresentações artísticas produzidas e idealizadas pelas próprias crianças, seja de música: cantando, utilizando os seus próprios instrumentos trazidos de casa, karaokê, dançando ou encenando.

Objetivos:

- Socializar com os amigos, participando de apresentações de musical, teatral ou de dança;

- Formar platéia, despertar o gosto pela arte, a partir da vivência nas apresentações teatrais, de música, de dança, entre outros.

3) TEATRO MUSICAL – Interpretação e dramatização utilizando a música, o canto e a dança para o desenvolvimento da história.

Objetivos:

- Sensibilizar os participantes: Desenvolver o gosto pela integração das diversas áreas artísticas;

- Criar condições para que o participante possa refletir e  entender a música, a dança e o teatro como forma de linguagem, fonte de prazer e de conhecimento;

- Estimular a criatividade, a percepção, a coordenação e o convívio social do grupo;

- Desenvolver a capacidade auditiva, visual e corporal.

4) PERCUSSÃO – Ritmos em diferentes instrumentos de percussão, privilegiando a experimentação, a criatividade e o espírito de trabalho em equipe por meio de exercícios de criação coletiva.

Objetivos:

- Conhecer os diferentes instrumentos da família da percussão;

- Desenvolver o senso rítmico musical;

- Exercícios rítmicos orientados;

- Exercícios de improvisação;

- Trabalho musical em grupo, criação coletiva.

Regulamento da Colônia de Férias

1) Os alunos devem trazer apenas objetos imprescindíveis como: roupa adequada para cada atividade. Caso a criança possua alguma restrição alimentar, deverá ser informado ao instituto por escrito.

2) As monitoras conduzirão as crianças para as aulas dos cursos, refeições e  lanches, bem como vão assegurar a integridade  física, a participação e o bem-estar das crianças durante as atividades.

3) Não será permitida a permanência de responsáveis, acompanhantes, parentes ou amigos nos locais da realização das atividades, aulas e refeições. Os responsáveis deverão aguardar a entrada e saída das suas crianças no hall do estabelecimento. Salvo, em caso de problema de saúde, o responsável deverá vir ministrar a medicação necessária. O instituto não ministra medicação.

4) A participação nas atividades, aulas e refeições da Colônia de Férias - daycare, são para crianças devidamente matriculadas no projeto, sendo expressamente vetada a presença de irmãos, parentes ou amigos, que não estejam na mesma condição.

5) O Instituto Claude Debussy  não se responsabiliza por objetos esquecidos em suas dependências.

6) É da responsabilidade dos pais e/ou responsáveis, deixar a criança dentro de nossas dependências. Será proibida a saída de qualquer criança desacompanhada.

7) Ao término das atividades diárias, haverá uma tolerância de 20 minutos, para o responsável buscar a criança.

Cursos

Na Colônia de Férias ESPAÇO CRIANÇA, a criança é criança! Ela sonha, brinca, ao mesmo tempo que aprende... tudo junto! Tudo misturado! Mas, tudo organizado...

 Artes

Música

Circo

 Teatro

Dança

Venha fazer parte da nossa Colônia