O Instituto Claude Debussy lança uma grande novidade em Brasília: Scuola di Opera (Escola de Ópera). Um curso voltado à formação e profissionalização de cantores para ópera. Através de técnicas vocais, musicais e cênicas, o curso prepara o aluno para tornar-se, além de um bom cantor, um bom ator, profundo conhecedor do repertório clássico e dos variados estilos de interpretação lírica.

Scuola di Opera engloba as seguintes disciplinas:

Técnica Vocal Operística

Através de técnicas específicas, busca desenvolver boa projeção sonora e potência vocal, itens essenciais para a ópera que, na maioria das montagens, utiliza grande orquestra. Nessa disciplina, o aluno aprende, também, técnicas e orientações de fraseado e interpretação musical dos diferentes estilos líricos (barroco, clássico, bel-canto, romântico, verista, moderno).

Interpretação Cênica e Expressão Corporal

As aulas de teatro buscam desenvolver a interpretação cênica voltada para a ópera, utilizando técnicas de leitura dramática, construção de personagens, movimentação cênica e contracenação. Explora a capacidade motora do cantor e o conhecimento corporal, essenciais na construção da cena.

Correpetição Musical

Durante a correpetição, em grupo ou trechos escolhidos, acorrerá, simultaneamente, o ensaio da concepção musical da ópera. O cantor terá a oportunidade de ensaiar suas frases, árias e conjuntos com o pianista correpetidor, sendo que o piano, fazendo o papel da orquestração. Durante o ensaio, o aluno receberá orientações musicais do pianista e do diretor musical.

Ensaio Geral

Neste ensaio, o cantor vai conhecer a concepção artística do espetáculo, praticar técnicas aprendidas em sala de aula e realizar as marcações cênicas de seu personagem, unindo a cena com a música.

As aulas de Técnica Vocal Operística (canto) poderão ser ministradas individualmente ou coletivamente, conforme escolha do aluno. Deverão ser agendadas, dia e horário fixos, com o professor. As demais disciplinas serão ministradas em grupo, com dia e horário fixos, que serão pré-determinados pela coordenação do curso.

Scuola di Opera tem como meta, realizar a montagem de um espetáculo ao fim de cada semestre letivo.

Unidade da Asa Norte
Sábado: 17h às 19h*

* Turma em formação mediante reserva

Venha fazer parte da nossa escola