Projeto Espaço Criança

O Projeto Cultural Daycare é mais uma realização do Claude Debussy, Instituto de Música, Dança e Teatro. Sua programação foi organizada e desenvolvida por uma equipe qualificada, oferecendo atividades que visam incentivar a sociabilidade, a criatividade, a experimentação, a participação e a livre iniciativa, por meio de brincadeiras, jogos recreativos, aulas de artes marciais, circo, música, dança, teatro e apresentações artísticas voltadas para crianças na faixa etária de 03 à 12 anos.

O Espaço Daycare é mais uma oportunidade para crianças e pré-adolescentes em idade escolar ampliarem as suas experiências; descarregar e recarregar as energias de forma lúdica, alegre e saudável, aproveitando um período sem as demandas cotidianas do ano letivo.

Turmas por Faixas etárias

São três turmas, distribuídas da seguinte forma:

INFANTIL 1 – 3 e 4 anos

INFANTIL 2 – 5 à 7 anos

INFANTOJUVENIL ( TEEN) – 8 à 12 anos

Horário de Atendimento

Turno matutino

- 7h40 às 12h40

Turno vespertino

- 13h40 às 18h40

Equipe responsável

Coordenação Geral Pedagógica = 1
Professor(a) = 1 em cada turma do curso
Pessoal de Apoio = 2

Local de funcionamento

ASA NORTE - SCRS 716, Bloco C, loja 36, Asa Norte, Brasília – DF.

Sobre a Matrícula

A efetivação da matrícula para o PROJETO ESPAÇO CRIANÇA - Daycare, se dará mediante o preenchimento do Contrato de Prestação de Serviços, podendo o pagamento ser em cheque, cartão ou dinheiro, no horário de funcionamento da secretaria do Instituto Claude Debussy: De segunda a sexta-feira de 7h40 às 21h40 e sábado de 8h às 18h.

A opção pode ser de matricular a criança em um dos turnos do Daycare, para frequentar 1, 2, 3, 4, 5 dias/semana, ou havendo vaga, usufruir de diárias eventuais.

No ato da matrícula, a criança optará por até dois cursos inclusos no valor do Pacote Semestral. Todas as Atividades Recreativas e o Acompanhamento Escolar fazem parte do cronograma do Projeto.

Dessa forma, é importante esclarecer o que são as ATIVIDADES ARTÍSTICAS, o ACOMPANHAMENTO ESCOLAR e os CURSOS.

ATIVIDADES RECREATIVAS: – Trabalhos Manuais, Sarau, Teatro Musical, Percussão, Colagem, Desenho, Pintura gincana, brincadeiras, jogos, cinema, bate-papo e Acompanhamento Escolar.

As vagas são limitadas, a quantidade máxima é de 20 crianças por turma atendida, nas áreas de dança, música, teatro, circo e artes marciais.

ACOMPAHAMENTO ESCOLAR – As monitoras conduzirão as crianças ao cumprimento das tarefas escolares. Estudar certo! Criar o hábito de fazer as tarefas escolares sempre no mesmo horário e no local apropriado, portanto, não se trata de reforço escolar. Oportunizaremos aos pais, o espaço físico para a contratação de profissionais para esta finalidade, sempre que houver necessidade e mediante solicitação formal.

CURSOS– Ballet, Street jazz, Hip-hop, Jazz, Sapateado, Musicalização, Teclado, Violão, Teatro, Circo,Tecido, Capoeira, Karatê, Ginástica Ritmica e Inglês.

ATIVIDADES RECREATIVAS

As monitoras auxiliarão no lanche, bem como vão assegurar a integridade física, a participação e o bem-estar das crianças durante as atividades.

Tipos de Atividades Recreativas:

- Atividades Recreativas através de jogos, brincadeiras e gincanas, a partir de temas didáticos, lúdicos e artísticos;

- Atividades Recreativas com materiais esportivos (cordas, bolas, bambolês, petecas etc.);

- Atividades Recreativas com a confecção de objetos decorativos, a partir de materiais reciclados, confeccionados artesanalmente (garrafa pet, potes de vidro, papel, etc.)

Objetivos:

- Desenvolver habilidades psicomotoras, emocionais e cognitivas;

- Desenvolver atividades lúdicas a partir de temas artísticos :- Gincana Musical: apresentar uma palavra para que citem uma música que contenha a palavra apresentada; O que é o que é? Completar a música; Explorar a percepção musical; - Gincana Teatral: Através de gestos e ações, descobrir qual é o filme; explorar as emoções etc.;

- Desenvolver espírito de equipe, trabalho colaborativo e valorização de pessoas.

O Que VAMOS FAZER?

1. TRABALHOS MANUAIS – Dobraduras, Construção de instrumentos musicais com sucatas, objetos úteis e decorativos.

Objetivos:

- Possibilitar a preparação e treinamento de habilidades manuais;

- Aprender técnicas de dobraduras e desenvolver habilidades manuais com utilização de materiais diversos;

- Aproveitar as variadas formas dos materiais, transformando-os em objetos.

2. SARAU – É uma mostra, são pequenas apresentações artísticas produzidas e realizadas pelas próprias crianças, seja cantando, utilizando os seus próprios instrumentos trazidos de casa ou aqueles confeccionados no instituto, números de teatro, dança, musical ou apresentação folclórica de grupos ou artistas convidados.

Objetivos:

- Socializar com os amigos informações sobre os seus instrumentos musicais;

- Conhecer novos instrumentos e as diferentes “famílias dos instrumentos musicais”;

- Realizar uma apresentação musical, teatral ou de dança, solo ou em conjunto;

- Formar expectadores/platéia a partir de apresentações teatrais, de música, de dança, entre outros, da cultura folclórica nacional e internacional com grupos ou artistas convidados.

3. TEATRO MUSICAL – Interpretação e dramatização utilizando a música, o canto e a dança para o desenvolvimento da história.

Objetivos:

- Sensibilizar os participantes desenvolver o gosto pelas diversas áreas artísticas;

- Criar condições para que o participante possa refletir e entender a música, a dança e o teatro como forma de linguagem, fonte de prazer e conhecimento;

- Estimular a criatividade, a percepção, a coordenação e o convívio social do grupo;

- Desenvolver a capacidade auditiva, visual e corporal.

4. PERCUSSÃO – Ritmos em diferentes instrumentos de percussão, privilegiando a experimentação, a criatividade e o espírito de trabalho em equipe por meio de exercícios de criação coletiva.

Objetivos:

- Conhecer os diferentes instrumentos da família da percussão;

- Desenvolver o senso rítmico musical;

- Exercícios rítmicos orientados;

- Exercícios de improvisação;

- Trabalho musical em grupo, criação coletiva.

5. COLAGEM, DESENHO E PINTURA – Os símbolos da linguagem musical, da dança e do teatro, expressos artisticamente na linguagem das artes plásticas e visuais, a partir de exercícios criativos de percepção musical, gestual e corporal.

Objetivos:

- Desenvolver um olhar imaginativo;

- Desenvolver a percepção, conhecer o próprio corpo e suas potencialidades;

- Estabelecer contato com a livre expressão.

- Se divertir e se expressar através da pintura, do desenho e da colagem.

ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

As monitoras conduzirão e incentivarão as crianças ao cumprimento das tarefas escolares, bem como auxiliarão na organização do material de estudo.

Sobre o Acompanhamento Escolar - Estudar certo!

Objetivos:

Criar o hábito de estudo não é fácil, mas algumas atitudes ajudam a atingir este objetivo. No ESPAÇO CRIANÇA, oportunizamos criar bons hábitos: Estudar certo! Mas, quais seriam estes bons hábitos?

Local apropriado para estudar - SALA DE ESTUDO.

- É importante associar um local da rotina da criança ao horário dos deveres escolares, assim, criar o hábito de fazer as tarefas escolares sempre no mesmo horário e em local apropriado é essencial, desta forma, a sala de estudo do Espaço Criança foi planejada visando atender esta necessidade;

- É importante que a criança consiga focar nos estudos enquanto estiver ali, evitando as distrações;

- O hábito de estudo treina o cérebro, melhora o autocontrole através dos exercícios, assim como fazemos com o nosso corpo;

- Aos poucos a criança desenvolverá essa rotina de estudos naturalmente, antes tão penosa, passará voando;

- Criar o hábito de fazer as tarefas escolares despertará e desenvolverá na criança o compromisso;

- Nosso lema: Estude sim! Um pouquinho de esforço agora vai compensar no final.

Regulamento

1) Os alunos devem trazer apenas objetos imprescindíveis como: roupa adequada para cada atividade e o próprio lanche. Caso a criança possua alguma restrição alimentar, deverá ser informado ao instituto por escrito.

2) As monitoras conduzirão as crianças ao cumprimento das tarefas escolares, auxiliarão no lanche, bem como vão assegurar a integridade física, a participação e o bem-estar das crianças durante as atividades.

3) Não será permitida a permanência de responsáveis, acompanhantes, parentes ou amigos nos locais da realização das atividades. Os responsáveis deverão aguardar a entrada e saída das suas crianças no hall do estabelecimento. Salvo, em caso de problema de saúde, o responsável deverá vir ministrar a medicação necessária. O instituto não ministra medicação.

4) As atividades do Projeto Espaço Criança - Daycare, são para crianças devidamente matriculadas no projeto, sendo expressamente vetada a presença de irmãos, parentes ou amigos, que não estejam na mesma condição.

5) O Instituto Claude Debussy não se responsabiliza por objetos esquecidos em suas dependências.

6) É da responsabilidade dos pais ou responsáveis, deixar seu filho dentro de nossas dependências. Será proibida a saída de qualquer criança desacompanhada.

7) Ao término das atividades diárias, haverá uma tolerância de 20 minutos, para os pais ou responsáveis buscarem as crianças.

Cursos

No ESPAÇO CRIANÇA, a criança é criança! Ela sonha, brinca, ao mesmo tempo que aprende... “Tudo junto! Tudo misturado!” Mas, tudo organizado... Aqui, a criança escolhe! Participa dos cursos que mais lhe agrada.

Baby Ballet

Ballet nível básico

Street Jazz

Jazz

Hip Hop

Sapateado

Ginástica Ritmica

Circo

Teatro

Musicalização

Capoeira

Karatê

Teclado

Violão

Inglês

Aqui você escolhe para seu filho, ser feliz

daycare@claudedebussy.com.br

Acesse o Facebook do nosso Daycare